Pedimos para que não ancorem navios nos pontos nºs 3, 4 e 5 dentro da parte sul do canal de São Sebastião porque isto cria uma enorme perturbação de sossego sonora e visual, prejudicando o meio ambiente e impedindo um desenvolvimento turístico de qualidade em toda região.
Importa esclarecer que o Hotel DPNY iniciou suas atividades no ano de 2005 e em 2007 o ex Presidente Lula firmou um decreto que organizou o Porto estabelecendo mais de 30 pontos de fundeio na região de São Sebastião e Ilhabela, infelizmente também dentro do canal, por esse motivo pedimos respeito e que utilizem os pontos de fundeio da parte sul de São Sebastião e Ilhabela para fora do canal, visando preservar o meio ambiente e proporcionar um futuro melhor para os nossos filhos e netos.
 


Ilhabela, 06 de julho de 2021.
 
Ilustríssimo Senhor Adriano Vieira de Souza,
Capitão de Fragata
DELEGACIA DA CAPITANIA DOS PORTOS EM SÃO SEBASTIÃO/SP

Ilustríssimo Senhor Doutor Delegado dos Portos,
 
Dirigimo-nos a vossa senhoria para falar acerca das paradas de navios nos pontos de fundeio nºs. 3, 4 e 5, localizados na parte sul do canal de São Sebastião.  Esse é um pedido realizado por inúmeras vezes e há muitos anos, tendo sido tema de comunicações endereçadas aos capitães dos portos que exerceram seus ofícios nessa região, com reuniões havidas entre representantes da Cia Docas e autoridades portuárias, onde por algum tempo tivemos atenção a esse problema que muito tem prejudicado a nossa região e que depende unicamente do turismo, e por esse motivo necessita de um meio ambiente com paz e sossego, sem qualquer tipo de poluição sonora ou visual, dentre diversos outros fatores que essas paradas de navios acarretam para a parte sul do canal de São Sebastião e Ilhabela.
 
Por esse motivo, pedimos a gentileza de nos informar por quais motivos iniciou-se a parada de 3 navios petroleiros nos pontos nºs. 3, 4 e 5, TODOS desde o dia 05/07/2021.
 
Tal assunto já foi tema, repetimos, de comunicações anteriores, as quais colacionamos a presente:
 
a) Carta Aberta ao Capitão, datada de 02/01/2017 - https://dpny.com.br/cartas-abertas-dpny/carta/ao-capitao;
b) Carta Aberta ao Capitão 2, datada de 30/01/2017 - https://dpny.com.br/cartas-abertas-dpny/carta/carta-carpitao-2 , ambas endereçadas ao delegado dos portos de São Sebastião/SP à época, relatando situações semelhantes.
 
Pedimos a vossa especial atenção aos nossos pleitos e estamos confiantes que vossa senhoria, como um grande defensor do bem estar e cuidado com as atividades marítimas e sua devida organização, não medirá esforços para a resolução de um problema que já se repete há anos.
 
Certos de contar com a vossa habitual atenção, despedimo-nos.

Atenciosamente,
DPNY Beach Hotel & SPA
 
 
 
Esta é uma resposta ao email que a assessoria do Hotel DPNY enviou em data de 06/07/2021, às 14:57h, para o Delegado da Capitania dos Portos de São Sebastião, Sr. Adriano Vieira de Souza, conforme a seguir colacionado:
(EMAIL RESPOSTA RECEBIDO EM 07/07/2021 – às 10:26h)
“Prezada Sra. Raquel, bom dia!
Os expedientes citados pela Sra. foram respondidos. Foi orientado que fosse feito contato com Autoridade Portuária de São Sebastião, a fim de que os pleitos fossem colocados em pauta.
Face a esse novo pedido, participo que o seu questionamento foi redirecionado, pessoalmente por mim, para a Autoridade Portuária de São Sebastião, a quem compete autorizar a atracação e desatracação, o fundeio e o tráfego de embarcação em sua área de jurisdição ( Lei nº 12.815, de 5 de junho de 2013 ).
Atenciosamente,
ADRIANO VIEIRA de Souza
Capitão de Fragata
Delegado da Capitania dos Portos em São Sebastião”

 
(EMAIL ENVIADO EM 07/07/2021 – às 15:22h)
Ilmo Sr. Presidente Paulo Tsutomu Oda
CIA DAS DOCAS EM SÃO SEBASTIÃO/SP
Prezado Senhor,
Vimos, novamente, pedir respeito e cooperação de vossas senhorias para que sejam preservados os interesses de toda nossa região, visando o menor impacto possível ao Meio Ambiente e Desenvolvimento Turístico dos municípios de São Sebastião e Ilhabela, e que as autoridades portuárias não utilizem os pontos de fundeio nºs 3, 4 e 5 da região sul do canal de São Sebastião para as paradas de navios.
Segue, para vosso conhecimento, email enviado em data de 06/07/2021 ao Ilmo. Senhor Delegado dos Portos de São Sebastião/SP, Sr. Adriano Vieira de Souza, e sua resposta imediata nesta data, 07/07/2021 (doc. anexos).
Nesse sentido, lhe dirigimos o questionamento anteriormente endereçados ao Capitão dos Portos e lhe pedimos a gentileza de nos informar por quais motivos iniciou-se a parada de 3 navios petroleiros nos pontos nºs. 3, 4 e 5, TODOS desde o dia 05/07/2021.
Reiteramos que o nosso pedido é em prol de um futuro melhor dos nossos filhos e netos para que se encontre um equilíbrio entre a indústria e a natureza, evitando-se, assim, a industrialização de toda região.
Por esse motivo, não nos cansamos que pedir respeito em interesse de todos!
Certos de poder contar com a vossa habitual atenção, despedimo-nos.

Atenciosamente,
DPNY Beach Hotel & SPA
Av. José Pacheco do Nascimento, 7668Praia do Curral | Ilhabela | SP | Brasil | 11630-000

Excelência

Consciência, Atenção, Honestidade, Transparência,

Democracia, Respeito, Liberdade, Justiça e Igualdade.

Questão Humana

Queridos leitores, mais uma coisa. Vamos nos perguntar por que é tão difícil, para muitas pessoas, perdoar ou pedir desculpas. É muito mais difícil ainda nós nos perdoarmos. Esse é um passo muito importante para um espírito aberto e consciente. Perdoe-se! Olhem as circunstâncias. Talvez você estava inconsciente ou com qualquer efeito disso, resultando numa ação ruim, mas isso já é passado. Não estamos falando de crimes ou intenções negativas, porque esses vocês irão pagar com dor e sofrimento. Mas, em outros pontos de vista, perdoem-se! Peçam desculpas para si mesmos e para os outros! Admitir um erro é sempre uma boa maneira de deter um outro erro. Prá frente com excelência!

Alcance

Janeiro de 2015 a Novembro de 2024

158.655.426

Pessoas Alcançadas

Brasil, Nova Iorque, Miami, Paris, Londres e Tóquio

184.473

Compartilhamentos

105.726

Comentários

5.498.045

Curtidas

Fonte: Facebook